Compaixão sem fonteiras

Na Angola, país arrasado pela guerra civil que durou mais de 20 anos, os florais contribuem para que as pessoas possam resgatar a confiança na vida.

Quando alguém se dispõe a ajudar o outro não faz ideia do bem que esse ato proporciona e o quanto ele se multiplica. É o que revela esta história de solidariedade entre a Healing e um centro de saúde em Luanda, Capital da Angola.

Os florais na Angola

Dengue, malária e febre tifoide. Quando entrei em contato, por e-mail, com irmã Rosa Pereira de Araújo convidando-a a participar dessa reportagem, ela me pediu mais prazo para responder às perguntas da entrevista, pois estava com essas três doenças. Missionária da congregação Servas do Espírito Santo, irmã Rosa é brasileira, mas mora em Luanda desde 2009.

“Vim para somar forças com as irmãs que cuidam do Centro de Medicina Natural de Xandala, centro de saúde com foco na medicina natural, criado em 1999, para atender mais os pobres e desfavorecidos” explica ela.

Por mais de 40 anos ( de 1961 a 2003), Angola sofreu as consequências de uma guerra civil, mas, mesmo com o término do conflito, continua enfrentando graves problemas sociais: lixos pelas ruas, falta de saneamento básico, escassa iluminação  pública e água potável, que obriga os moradores a consumir água imprópria para a saúde. Por isso, a presença do Centro e das missionárias se faz tão importante.

“Atendemos mais de 500 pessoas por mês e mais da metade com florais de Bach”, conta irmã Rosa. “Os que fazem uso dos florais dizem que melhoram muito, principalmente o sistema nervoso e emocional, como estresse, depressão, ansiedade, assimilação, medo do pânico, tensão pré-menstrual, e aprendizagem. Especificamente sobre o floral emergencial Five Flower, ele é muito utilizado por pessoas com hipertensão arterial e traz ótimos resultados.”

A missionária conta também que, no caso das crianças abandonadas ou que vivem num lar distante de seus familiares ou que sofrem perdas, perceber-se a mudança para um comportamento mais compreensivo. “Já as crianças e os adolescentes que frequentam a escola demonstram uma melhora muito grande de aprendizagem e assimilação”.

Irmã Rosa explica que, em 2009, quando deixou o Brasil em direção a Luanda junto com a irmã Marialva e a psicóloga Edna Fernandes, levou na mala o primeiro kit de florais  de Bach doado por Luciana Chammas, diretora executiva da Healing Essências Florais.

“Além desse, ela e Julian Barnard, diretor da Healingherbs, na Inglaterra, doaram mais quatro kits de 10 ml e quatro kits de 30ml, que ajudaram inúmeras pessoas carentes e, diferentes comunidades, somos todos muito gratos.”, agradece irmã Rosa.

Meses antes de seguir para a capital da Angola, irmã Rosa participou de um workshop oferecido pela Healing chamado Cuidando dos Cuidadores com Florais de Bach. “Fizemos esse trabalho em seis cidades diferentes de Rondônia, no Norte do Brasil. Ensinávamos a filosofia de Bach e a maneira de trabalhar com os florais. A irmã Rosa, já sabendo que ia morar em Luanda, nos acompanhou em muitas cidades para ir preparada para fazer os atendimentos”, relembra Luciana.

  O trabalho no Centro de Medicina Natural Xandala se expandiu e, além de atender as pessoal com florais, as irmãs missionárias passaram a formar algumas pessoas como terapeutas florais.

“ A Luciana gentilmente nos atendeu mais uma vez cedendo o material necessário para o curso. Muitos tiveram a formação em terapia floral, mas os que atuam são cerca de 35 pessoas. Até hoje nunca nos faltou um floral, quando está acabando, a Luciana encaminha mais.” Diz irmã Rosa.

  Além dos florais, o Centro oferece outras terapias como psicologia, reike, radiestesia, homeopatia, fitoterapia e massagens.

“Tratamos dos mais diversos tipos de problemas, como malária, febre tifoide, dengue, miomas, quistos, diabetes, colesterol, ácido úrico, reumatismo e câncer. Acreditamos que a evangelização abrange o ser humano como um todo, físico, psíquico e espiritual, o qual tem direito a uma vida digna”, enfatiza a sábia irmã Rosa.

Para o topo