Óleos essenciais: as joias derretidas da aromaterapia

Aromaterapia só se faz com o uso de óleos essenciais. O que é então esse líquido tão precioso? Óleo essencial é uma substância altamente volátil, concentrada, extraída exclusivamente de plantas botanicamente conhecidas, estudada e comprovada sua eficácia terapêutica através de diferentes métodos de extração, dependendo do tipo de matéria prima.

As moléculas dos óleos essenciais (glândulas microscópicas, bolsinhas que guardam o tesouro) são produzidas em diferentes partes da planta e carregam os princípios ativos que caracterizam os óleos  essenciais com função analgésica, expectorante, estimulante, relaxantes, citofiláticos, imunoestimulantes entre outras centenas de propriedades. Desempenham um papel importante na bioquímica da planta, sendo responsável pela proteção, vitalidade e pelo seu aroma.

Em outras palavras, essas moléculas representam a “alma da planta, seu espírito”.

Precisamos de toneladas da parte da planta da espécie escolhida para extração do óleo essencial. Por isso, os óleos essenciais são altamente concentrados e necessitam de um veículo carreador para ser utilizado na aromaterapia tradicional. Para isso usamos óleos vegetais e bases neutras de creme, loção, gel, sabonete liquido e álcool de cereais desodorizado. Seu uso é externo.

Uma fórmula da natureza

Os óleos essenciais correspondem a energia vital mais concentrada da natureza. É impossível copiar a complexa composição química de um óleo essencial em um laboratório, ainda que se possa chegar próximo ao aroma e até mesmo deixá-lo mais agradável ao nariz, mas nunca será possível copiar sua energia vital. Por isso, o óleo essencial é a ferramenta básica e mais importante na aromaterapia que visa melhorar a saúde e bem estar geral, enquanto o perfume, uma essência ou fragrância promove bem estar, porém passageiro por não conseguir atuar no sistema nervoso como atua um óleo essencial com qualidade terapêutica.

Além da aromaterapia, a indústria cosmética, farmacêutica e de perfumaria utilizam esse precioso ingrediente. Ou seja, seu campo de aplicação é bastante amplo, indo da profunda ação terapêutica à extrema sutileza dos perfumes mais famosos.

Os óleos essenciais no contexto da terapia

Na aromaterapia a qualidade de um óleo essencial é fundamental para o bom resultado do tratamento. É indispensável conhecer a qualidade e a procedência do produto que você está usando. É necessário confiar no fornecedor, verificando seu envolvimento com a aromaterapia e seu conhecimento.

Além disso, eles podem variar de preços por vários motivos, ou seja, cada aroma em função das suas especificações, tem custo de produção diferentes, impactando o valor comercial do produto. Por exemplo: a quantidade de moléculas aromáticas produzidas em uma casca de laranja, nas folhas de eucalipto ou nas pétalas da rosa, justifica a diferença de preço de cada um desses óleos essenciais.

Da mesma forma, eles dependem das condições climáticas, da qualidade do solo entre outros fatores que podem influenciar na produção e fazer com que alguns óleos essenciais alcancem baixa produção. De qualquer forma, é importante usar com sabedoria e consciência, independente do óleo essencial, do custo ou da facilidade em encontrá-lo. Afinal, utiliza-se toneladas de matéria-prima para nos dar saúde e bem estar.

É preciso, antes de tudo, respeitar a Mãe Natureza que tanto nos dá. Portanto, use os óleos para manter e preservar sua qualidade de vida e bem estar. São como  joias raras que embelezam o corpo e a alma e juntamente com os florais formam um casamento perfeito.

Sandra Spiri

Sandra Spiri, aromaterapeuta e referência no assunto de óleos essenciais.
Sandrä Spíri é professora, Fundadora e Presidente da ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. Coordenadora do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa em Aromaterapia, sendo responsável pela área educacional de treinamento profissional. Sandrä Spíri é também Diretora da Vida Bothânica, empresa especialistas em aromaterapia, que oferece os melhores óleos essenciais do mercado brasileiro. A Vida Bothânica foi criada e é dirigida e supervisionada por profissionais altamente qualificados na área de aromaterapia e profundo conhecimento no que diz respeito aos óleos essenciais.
Para o topo