Five Flower: o composto emergencial criado pelo Dr. Bach

Five Flower, da Healingherbs, composto emergencial de cinco flores criado pelo Dr. Bach: conheça algumas curiosidades sobre essa combinação de florais

Five Flower é o nome comercial do composto emergencial de cinco flores criado pelo Dr. Edward Bach para momentos de muito estresse. Ele deu a essa combinação o nome de rescue remedy, que em inglês significa remédio de resgate.

A princípio, ele falou deste composto pela primeira vez em 1933 no livro Os Doze Curadores e os Quatro Auxiliares. Curiosamente, ele utilizou o termo ‘rescue’ ao se referir a Rock Rose, uma essência que fala de coragem heroica. Dessa forma, as primeiras descrições de Rock Rose falam de ‘grande urgência, perigo, pavor intenso’.

As essências que fazem parte deste composto são:  Clematis, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e, claro, Rock Rose. Como são 5 flores, a Healing Herbs deu o nome de 5 Flower a essa combinação.

Nora Weeks, em sua biografia ‘Descobertas Médicas de Edward Bach’, diz que a primeira vez que ele usou o floral foi em Cromer, no começo de 1934. Ele deu o composto a um homem resgatado do mar após cinco horas à deriva em uma tempestade. À época, Cherry Plum e Star of Bethlehem, ainda não haviam sido descobertas. Por isso, provavelmente, o composto possuía apenas três florais de Bach.

Outra curiosidade é que em março de 1951, Nora Weeks, a pessoa que acompanhou Bach durante o período de suas descobertas, escreveu na Newsletter de Florais de Bach:

“Para preparar o Rescue, ponha duas gotas do estoque de cada um dos cinco florais num frasco de 30 ml preenchido com conhaque …. feche bem e escreva ‘Rescue’ na etiqueta.”

Portanto, Nora Weeks deixou claro que podemos preparar nossa própria combinação do composto emergencial, caso tenhamos os frascos de estoques das cinco  flores.

E quais as funções das flores dessa combinação?

Veja abaixo as qualidades terapêuticas das cinco flores que fazem parte do composto emergencial Five Flower

Os primeiros relatos de Impatiens s são de dor. A dor pode ser física, emocional ou mental. A essência trata a impaciência e a irritabilidade.

Sobre Clematis, ele disse que este floral pode ser usado em casos de inconsciência; mas todos sabemos que um trauma pode  nos levar a nos fecharmos em nós mesmos para tentar escapar da realidade física.

A indicação clássica de Rock Rose é para pavor e medo intenso. Mas Bach acreditava ser uma essência para quando estamos entre a vida e a morte. A flor tem uma qualidade frágil e delicada e ele a associava à febre e à perspectiva de perigo e doença.

Observando a flor de Star of Bethlehem vemos que a  geometria das pétalas, estames, bem como dos ovários e estilo fala muito sobre a estrutura e a qualidade de equilíbrio da essência preparada a partir desta planta. De acordo com Bach, o floral traz conforto aos que sofrem. A essência atua para restaurar o equilíbrio e a harmonia do nosso corpo – exatamente aquilo que o trauma perturbou.

Sobre Cherry Plum, o Dr. Bach diz que é o remédio para o esgotamento mental. O que sugere que um trauma pode levar a algo pior, ou seja, causar uma vulnerabilidade mais profunda.

Por fim…

Assim, ao misturar as 5 flores, temos uma combinação maior do que a soma de suas partes. Os florais contêm informações e podemos usar isso para trazer mudanças às nossas vidas. Uma maneira saudável de cuidar das nossas emoções e dos desafios do dia a dia.

Confira no post Pesquisa aponta que o Five Flower ameniza a dor do parto o resultado de uma pesquisa realizada na UNIFESP sobre o uso do emergencial Five Flower em mulheres em trabalho de parto. Vale à pena 😉

Assista aqui uma videoaula sobre o composto emergencial que Julian Barnard gravou especialmente para os cursos da Healing:

Para o topo