Os florais de Bach e as emoções negativas

Pine é um floral associado à culpa. Muitas vezes, esse sentimento vem acompanhado de outras questões emocionais que foram desenvolvidas em função das experiências vividas.

Na palestra De quem é a culpa quando as coisas dão errado?, Julian Barnard, grande pesquisador do legado do Dr. Bach, abordou cinco florais de Bach que trabalham emoções negativas como a intolerância, a raiva, a culpa e a angústia profunda. O que esses sentimentos têm em comum e como eles se retroalimentam e transformam a experiência da vida em algo ruim, destruidor e sombrio.

Com uma abordagem sobre a assinatura das plantas, sua associação com os quatro elementos e ainda o método de preparo das essências, Julian falou sobre os florais Beech, Holly, Willow, Pine e Sweet Chestnut: como cada um deles traz, em suas características, elementos que informam suas qualidades.

Falando sobre Beech e Holly, Julian mostrou como fazemos parte de um todo, sobre Willow Julian falou sobre seu crescimento espetacular que ocorre, justamente, no inverno, quando a luz é mais escassa.

Sobre Pine, foi abordada a questão da herança ligada à condição da culpa e como, ao liberar as sementes, esta planta mostra a liberdade, condição conquistada quando conseguimos nos perdoar.

Finalmente, sobre Sweet Chestnut Julian trouxe uma informação valiosa: esta condição, que para Bach era a mais profunda, ‘a noite escura da alma’, é tratada por uma essência floral preparada pelo método de fervura, a partir de uma planta que gosta de solo vulcânico. O elemento fogo, portanto, está muito presente nesta essência.

Se quiser saber mais detalhes sobre esses florais de Bach e a maneira que eles lidam com as emoções negativas, assista à palestra na íntegra no nosso canal Youtube:

Para o topo