Toques que curam

O acupunturista Danilo Marques Junior ensina quais pontos do corpo devem ser pressionados para sanar dores físicas e emocionais

Já faz tempo, na verdade, muito tempo que o homem descobriu que se estimulasse alguns pontos do seu corpo conseguiria alívio – ou a cura – para as dores física, mental e emocional. Chamada de acupuntura, essa técnica de tratamento da medicina oriental nasceu na China e tem se mostrado tão eficaz que atravessou séculos e mares e se consolidou no Brasil como uma das terapias complementares oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que se sabe até agora é que o primeiro livro a falar sobre ela é o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo Nei Ching, escrito entre 300 e 200 a.C. Nesse livro, são relatados diversos tipos de tratamentos para inúmeros diagnósticos, doenças, fisiologias, patologias e etiologias”, explica o acupunturista Danilo Marques Junior.

Segundo ele, no nosso corpo existem canais por onde circula a energia que nos dá a vida. Quando essa energia está fluindo com perfeição, nos sentimos bem. Mas, se por algum motivo – seja ele de ordem emocional ou do meio externo – ocorre algum desequilíbrio, esses canais podem ficar obstruídos com excesso ou falta de energia.

“Por meio da interseção de agulhas finas em pontos específicos, podemos regular a saúde física e emocional do indivíduo, ativando o fluxo energético nesses canais”, explica o acupunturista.

No entanto, não é somente por meio de agulhas que o equilíbrio energético pode ser conquistado.

“Há muitas outras técnicas que utilizam outros tipos de estímulos que têm como principal objetivo reativar a circulação energética nos canais de energia, como o uso de magnetos, de cores e por meio de cristais. Aqui, vou ensinar por meio da pressão com o dedo usando os pontos de acupuntura”, explica ele (veja no final desta matéria).

Marques Junior diz que boa parte de seus pacientes procura o tratamento para atenuar as dores no corpo. “As mulheres para melhorar os sintomas da tensão menstrual e infertilidade. Os homens para tratar de problemas digestivos, dores de cabeça e insônia.” De acordo com o acupunturista, uma das interferências mais importantes é no ciclo sono e vigília. “Quando há o reequilíbrio energético adequado, o indivíduo se beneficia com um sono mais profundo e reparador. Outros benefícios são: alívio de dores no corpo, a melhora do sistema imunológico, fortalecimento do poder de absorção dos nutrientes dos alimentos, a eliminação das toxinas do corpo, maior poder de cicatrização tanto na pele como também em casos de cirurgias”, revela.

“Considerando-se a parte emocional, podemos fortalecer o poder de resiliência emocional diante de fatores estressantes do dia a dia. Na grande maioria dos pacientes, observa-se uma maior capacidade de gerenciar as suas próprias emoções em ambientes estressantes”.

Para o profissional, uma das maiores fontes de doença, segundo a sabedoria oriental, são as emoções que tendem a desorganizar o equilíbrio energético dos canais de energia.

“O que frequentemente pode evoluir para um quadro de sintomas físicos. Por isso, a acupuntura tem contribuído com sucesso para distúrbios como ansiedade e depressão”, aponta.

Abaixo, Marques Junior – que também é terapeuta floral e professor de acupuntura chinesa e japonesa na escola Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas (CEATA), em São Paulo – indica os pontos do corpo a ser pressionado em nome do bem-estar físico, mental e emocional.

“A forma de estímulo deve ser do tipo contínuo, sem movimentação. A intensidade deve ser um toque que seja suportável. O tempo varia de um a quatro minutos até a melhora do quadro sintomatológico.”

 

Aproveite!


TRISTEZA 2

TRISTEZA 1

RAIVA

 

MEDO

INSÔNIA

 

ENXAQUECA

DOR NO PESCOÇO

DOR DE ESTÔMAGO

DOR DE CABEÇA

DESÂNIMO

CÓLICAS MNSTRUAIS

ANGÚSTIA e ANSIEDADE

Acupunturista Danilo

Danilo Marques Junior é acupunturista, terapeuta floral, facilitador do curso Aprenda a Usar Florais de Bach Healingherbs, professor no CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura Terapias Alternativas) e e terapeuta floral.

Contato: daniloacupuntura@gmail.com

Para o topo