Pensamentos criam a realidade

Tudo o que acontece na nossa vida e no nosso corpo é resultado dos pensamentos e emoções que cultivamos. Esse é o grande alicerce do trabalho da escritora e palestrante americana Louise Hay, que faleceu em 2017.

Louise e sua filosofia sobre a ciência da mente passaram a ser conhecidas a partir do final da década de 1970 quando lançou Cure Seu Corpo – As Causas Mentais dos Males Físicos e o Modo Metafísico de Combatê-los (ed. Best Seller). O livro é também resultado da sua própria experiência de vida já que após ter sido diagnosticada com câncer ela optou por fazer um tratamento que consistiu em repetir frases afirmativas, criar visualizações de saúde, sessões de psicoterapia e uma mudança na dieta. Após seis meses, ela estava curada, sem precisar passar pelo tratamento convencional de cirurgia, quimioterapia e remédios.

De acordo com a escritora, ressentimento, crítica, culpa e medo são as principais causas dos problemas que se manifestam no corpo físico e em nossa vida (de relacionamentos, com dinheiro, …). “Todas as doenças têm origem num estado de não perdão. Talvez não saibamos como perdoar e não queiramos perdoar. Porém, o simples fato de dizermos que estamos dispostos a perdoar, a todos, inclusive a nós mesmos, dá início ao processo de cura”, diz ela em Você Pode Curar Sua Vida (ed. Best Seller – à venda na Healing), que está na centésima edição, e foi escrito em 1985.

O perdão pede um abandono do passado, pois para Louise o ‘ponto de poder’, como gosta de dizer, está sempre no momento presente. “Tudo o que você experimentou em sua vida até este instante foi criado pelos pensamentos, palavras e crenças que você usou no passado. O importante neste momento é o que você está escolhendo pensar, acreditar e dizer.” Ainda segundo Louise, pensamentos são só pensamentos, assim como temos a capacidade de criar pensamentos negativos também somos capazes de criar pensamentos positivos.

E vai além: “o que pensamos sobre nós torna-se verdade para nós. O Universo nos apoia totalmente em cada pensamento que escolhemos ter e acreditar. Se quero acreditar que a vida é solitária e ninguém me ama, isso é o que encontrarei em meu mundo, nas pessoas e experiências que atraio para a minha vida.”

Portanto, quanto mais nos amarmos, nos aceitarmos e nos aprovarmos, mais produzimos uma realidade positiva. Louise diz que isso ocorre porque esse profundo amor por si mesmo é capaz de criar uma organização mental que acaba por influenciar na saúde, prosperidade e em relacionamentos mais harmoniosos. Para fazer a transição de mudança de padrões mentais negativos para positivos, a escritora americana avisa: “Jamais se critique. A crítica nos tranca dentro do padrão que estamos tentando modificar. A compreensão e os sermos gentis conosco nos ajudam a sair dele.” 

Pense positivo

Abaixo, uma seleção de algumas das mais incentivadoras frases afirmativas de Louise Hay, disponíveis também no website: www.louisehay.com.br:

. Meu dia começa e termina com alegria e gratidão.

. Eu amo a vida. Eu sou grata ao meu corpo cheio de saúde.

. Eu me amo exatamente do jeito que eu sou.

. Hoje eu crio um dia maravilhoso e um futuro maravilhoso.

. Tudo em minha vida funciona perfeitamente.

. Toda experiência que tenho é perfeita para o meu crescimento.

. Eu me perdoo e eu sou livre.

. Eu me amo, eu me aceito, eu me aprovo, eu me perdoo.

. As coisas que eu escolho acreditar tornam-se verdade para mim.

. Uma excelente forma de atrair felicidade para a minha vida é agir como se eu já tivesse conseguido o que eu quero.

. Eu agora me liberto do medo e das dúvidas.

. Todos os dias eu escolho me sentir bem sobre mim mesma. Todas as manhãs eu me relembro de que eu posso fazer a escolha de me sentir bem. Esse é um hábito que eu cultivo.

. Minha mente e o meu corpo estão em perfeita harmonia. Eu sou um ser harmonioso.

. Eu abro meu coração e canto as alegrias do amor.

. Eu me sinto confortável me olhando no espelho e dizendo: eu te amo, eu realmente te amo.

. Amar os outros é fácil quando eu me amo e me aceito.

. Eu estou disposto a aprender a me amar.

tags
Para o topo