Viva este inverno com saúde!

A aromatóloga e terapeuta ayurvédica, Iolanda Azevedo, ensina receitas de chás e sopas, limpeza das narinas e hidratação para todo o corpo, em honra da saúde física, mental e emocional nesta época fria do ano

A conexão entre o homem e a natureza. A conexão entre o corpo, a mente e o espírito. Sabedorias que os orientais seguem há milhares de anos e que há algumas poucas décadas vêm sendo usadas pelos ocidentais. Nesta reportagem, Iolanda Azevedo ensina algumas receitas do Ayurveda e da Aromaterapia para mantermos a saúde neste inverno com uma alimentação rica em especiarias e óleos vegetais e essenciais para a pele.

“O Ayurveda é uma das medicinais mais antigas que surgiu há cerca de 3 mil anos, na Índia, e ela é mais preventiva do que curativa”, explica.

Segundo Iolanda, o Ayurveda preconiza que o ser humano terá saúde à medida que estiver conectado com a Natureza.

“E também que a saúde começa no sistema digestivo. A função de todo o organismo  é dependente da boa digestão, assimilação e eliminação da comida. Estamos no inverno e devemos nos adaptar às características dessa estação, um momento de digerir, processar toda as experiências de expansão e extroversão que vivemos no verão, de se aquietar e meditar. E deveria ser uma época de emagrecer e não engordar. Se você obedece esta alimentação quente com especiarias, ela ajuda na queima dos alimentos, nesta época em que ficamos mais parados. Esses alimentos atuam nessa ausência de movimento.”

Iolanda conta que o cardamomo, por exemplo, usado na receita massala chai, é uma especiaria fundamental dentro da tradição do Ayurveda.

“O cardamomo é um poderoso antioxidante e capaz de inibir a ação de vírus e bactérias, especialmente na boca. Ele também ajuda na digestão, na desintoxicação retirando as toxinas pelos rins e na má circulação”, explica.

De acordo com a terapeuta, o gengibre (presente nas receitas do chá e da sopa) é um remédio universal devido às suas muitas propriedades terapêuticas que ajudam a combater enfermidades respiratórias, artroses, além de problemas digestivos.

“É bom para o alívio das dores de cabeça provocadas pela sinusite, para dores artríticas, ele ajuda a combater o envelhecimento, reduz os níveis de estresse e melhora a digestão e a circulação. É também um antidepressivo natural, além de ser um bom corretivo intestinal para diarreia, gases estomacais, cólicas abdominais incluindo as da menstruação. O gengibre também eleva a temperatura corporal, por isso não é recomendado em pacientes com febre”, avisa ela.

Além dos alimentos e chás, usufrua das receitas para manter a pele do rosto e do corpo bem hidratada e os cuidados com a narinas para evitar alergias e doenças respiratórias, como rinite e sinusite.

 Chá para manter o corpo aquecido e a boa imunidade

Ingredientes:

½ xícara de abacaxi picado

2 colheres de sopa de gengibre ralado

2 xícaras de água

Como preparar:

Ferva a água com o abacaxi e o gengibre. Depois, coe. Se preferir, adoce com mel.

Chá para relaxar (induz ao sono profundo e relaxante)

Ingredientes:

2 xícaras de água

1 colher de sopa de camomila

1 colher de sopa de erva-doce

Uma pitada de noz-moscada

Como preparar:

Ferva a água e adicione as ervas. Por fim, coloque a noz-moscada. Depois, coe. Se preferir, adoce com mel.

Massala Chai (Chai é o tradicional chá indiano. E, Massala, é uma mistura de especiarias).

Ingredientes:

12 vagens de cardamomo trituradas

5 paus de canela

8 pimentas pretas

1 pedaço de gergelim fresco descascado

1 vagem de baunilha

2 anis-estrelados

½ colher de chá de pimenta-da-Jamaica

2 colheres sopa de açúcar demerara ou mel

¼ da colher de chá de noz-moscada

5 saquinhos de chá preto

Como preparar: você pode bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um pó. Ou, preparar seu chá com todos os ingredientes e depois coar. A massala chai pode ser consumida com água ou leite fervidos. Essa receita é suficiente para um litro de chá.

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes:

1 colher de chá de manteiga ghee (neste link, a terapeuta ayurvédica Laura Pires ensina como preparar em casa: http://laurapires.com.br/ghee/)

1 cebola picada em cubinhos

½ colher de gengibre fresco ralado

4 cenouras médias picadas em cubos

1 colher de chá de sal

½ colher de salsinha

½ colher de cebolinha

Como preparar:

Esquente a manteiga ghee. Adicione a cebola, o alho e o gengibre. Refogue até a cebola dourar. Coloque as especiarias, as cenouras e acrescente água ao seu gosto (se preferir pela sopa mais cremosa, coloque menos água. Se optar por ela mais líquida, mais água). Cozinhe em fogo baixo. Depois, retire do fogo e bata no liquidificador até formar um creme. Está pronta para servir.

 Inhame com espinafre

Ingredientes:

½ colher de sobremesa de manteiga ghee

½ alho-poró cortado em fatias finas

4 inhames descascados e cortados em cubos

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de cúrcuma

½ colher de chá de páprica picante

Como preparar:

Em uma panela, esquente a manteiga ghee, coloque o alho-poró e deixe dourar. Adicione as especiarias mexendo sempre para não queimar. Acrescente o inhame e o espinafre. Em seguida, coloque água o suficiente para cobrir os ingredientes. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar até o inhame ficar macio. Desligue o fogo e tempere com sal. Bata no liquidificador até formar um creme. Está pronta para servir.

Óleos essenciais para o corpo e para o ambiente

Para melhorar o sistema imunológico, algumas sugestões de óleos essenciais que podem ser usados diretos no corpo (é necessário diluir algumas gotas em algum óleo vegetal) ou como spray de ambiente (preencha um borrifador com água mineral ou álcool de cereais e acrescente poucas gotas). “Todos esses óleos fazem uma assepsia no ambiente, porém o eucalipto é um dos mais importantes”, avisa Iolanda.

  • Tea Tree: é um bactericida que pode ser usado na região do peito (dilua algumas gotas em algum óleo vegetal) nos momentos em que for acometido por gripes, sinusites, …
  • Eucalipto: indicado para os momentos de congestão nasal. Use como vapor (veja como fazer na receita do Vapor Facial Floral).
  • Sálvia ou alecrim: aquecem e promovem ótima disposição. Procure usar esses óleos de manhã para não interferir na sua boa noite de sono.
  • Tomilho: indicado para melhorar o sistema imunológico.

Para melhorar o bem-estar mental e emocional, algumas sugestões de óleos essenciais cítricos que podem ser usados diretos no corpo (é necessário diluir algumas gotas em algum óleo vegetal) ou como spray de ambiente (preencha um borrifador com água mineral ou álcool de cereais e acrescente poucas gotas). “Como no inverno há menos horas de sol, isso pode levar a uma certa tristeza e melancolia”, lembra a aromaterapeuta.

Laranja, Limão, Tangerina, Mandarina e Bergamota: trazem alegria e leveza.

Para manter a pele bem hidratada e melhorar a regeneração celular: óleos vegetais de jojoba, amêndoas, rosa-mosqueta e oliva.

Vapor Facial Floral

Ingredientes:

¼ xícara de lavanda seca

¼ xícara de camomila seca

¼ xícara de calêndula seca

Como preparar:

Numa tigela com água quente, adicione as ervas. Cubra a cabeça com uma toalha de forma que o vapor fique em contato direto com o seu rosto. Com o rosto limpo, coloque a face sobre a tigela. Permaneça assim recebendo o vapor por pelo menos 5 minutos. Durante esse tempo, os poros vão se abrir e a pele absorverá os ingredientes deixando ela mais hidratada, melhorando a circulação e eliminando as toxinas. Depois, aplique mel e massageie. Enxague com água morna.

 Para manter a pele hidratada depois do banho

“No inverno, a pele se torna mais seca e mais áspera porque transpiramos pouco e, normalmente, os banhos são com a água quente, que retira o manto de gordura natural da pele”, explica Iolanda.

Ingrediente:

Óleo de gergelim

Como preparar: esquente o óleo de gergelim até uma temperatura agradável para massagear o seu corpo (não usar no rosto). Faça uma automassagem em todo o corpo para estimular a circulação. Depois, tome um banho não muito quente já que o corpo estará aquecido pela massagem. “Após o banho, seque o corpo dando batidinhas com a toalha para voltar a aquecer o corpo e manter a energia em movimento”, ensina a terapeuta. Termine aplicando um óleo ou creme corporal.

 Limpeza das narinas

Segundo Iolanda Azevedo, para proteger nosso sistema imunológico, devemos cuidar dos seios nasais já que a primeira entrada do ar é pelas narinas. “Um dos melhores métodos para curar e prevenir doenças, como sinusites, alergias e rinites é usar a lôta diariamente. Além de hidratar as narinas, ele ajuda a dissolver o muco acumulado, jogando-o para fora”, recomenda. Lôta é uma espécie de jarro de cerâmica feito para higienizar as narinas – veja neste link o vídeo da professora de ioga, Thais Faleiros, ensinando a usar o lôta, que pode ser adquirido em escolas de ioga e de produtos naturais: Veja.

Iolanda Azevedo, terapeuta que atua com Ayurveda e Aromaterapia

Iolanda Azevedo mora em São Paulo onde atende seus pacientes. Faz parte do seu trabalho como aromatóloga e terapeuta ayurvédica, o tratamento do corpo com massagens e limpezas de pele com óleos vegetais e essenciais. Profunda conhecedora dos cristais, Iolanda usa dessa sabedoria também nos seus atendimentos para que o bem-estar integral dos seus pacientes seja respeitado.

Contatos: plantasdafelicidade@gmail.com; www.thaisfaleirosyoga.com.br

Para o topo