Florais também equilibram os animais

Os florais de Bach podem restaurar o equilíbrio emocional e harmonizar a natureza dos animais, eliminando comportamentos indesejados.

Os mesmos florais que beneficiam o ser humano fazem um bem enorme aos animais. Em composições personalizadas ou convencionais, as essências harmonizam a natureza dos bichinhos e a relação deles com o entorno, eliminando comportamentos indesejados.

Quem convive com bichinhos sabe que, como os humanos, eles podem manifestar uma variedade de sentimentos. Raiva, medo, ansiedade, ciúmes, desânimo e por aí vai. Além disso, cada animal tem a sua personalidade. Uns são mais curiosos e arrojados; outros, tímidos e contidos.

Sim, a natureza é diversa e surpreendente!

A natureza barca todos os matizes de luz e de sombra. Mas, nem sempre esses comportamentos estão balanceados. É por isso que os adeptos de tratamentos naturais estão recorrendo aos florais de Bach para devolver o bem-estar aos seus queridos companheiros.

É importante saber que os animais tendem a refletir os estados emocionais de seus tutores, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Ao mesmo tempo, o ambiente onde vivem tem grande influência sobre seu jeito de agir. Por exemplo, se um Labrador passa boa parte do dia sozinho num apartamento pequeno, sem passear com frequência, com certeza ele arrumará formas de se entreter, destruindo móveis, rasgando tapetes e fazendo uma baita bagunça.  “Essa raça é de trabalho campal, precisa de muita atividade física, pois dispõe de bastante energia”, esclarece a terapeuta floral Luciene Valentim, que há oito anos atende os “amigos do homem” e estuda a relação entre o comportamento dos pets e a utilização dos florais.

A especialista garante que todos os animais, de qualquer porte ou idade, podem ser beneficiados. Mas, se os bichinhos não falam com todas as letras o que está se passando com eles, como saber qual a formulação adequada para cada caso? “Por meio da observação deles e do relato dos tutores”, explica Luciene.

Assim, a intervenção terapêutica consiste em adaptar as características de cada pet ao seu tutor e ao ambiente em que vive, valendo-se dos florais para restaurar o equilíbrio emocional e harmonizar a natureza deles, eliminando comportamentos indesejados.

O auxílio dessa abordagem foi fundamental para Astolfinho e Serafina, gatos Sem Raça Definida (SRD), acolhidos, há três anos, pela advogada Aline Novack, de Taubaté, interior de São Paulo. “Eles foram abandonados pela mãe com poucos minutos de vida. Assumi todos os cuidados e aplicava o floral emergencial como forma de amenizar o trauma por não terem a mãe biológica cuidando deles”, conta Aline. Orgulhosa, ela garante que a dupla cresceu com muita saúde, para a alegria de todos.

“Sempre recorro aos florais para as minhas questões. Por isso, sabia que daria certo com eles”, destaca.

Aplicação rápida e prática

Não há segredo na hora de administrar as doses. Os florais podem ser aplicados por via oral direta ou indireta, através de cremes, sprays e banhos. A dosagem padrão é a mesma indicada para humanos: quatro gotas quatro vezes ao dia.

“É possível colocar dez gotas no recipiente de água, porém devemos tomar o cuidado de observar se tomaram todo o conteúdo ao longo do dia. Podemos também colocar em petiscos, ração e até mesmo friccionar as essências nas partes que possuem pulsação e no focinho, para que possam lambê-las”, orienta a profissional.

Os efeitos não tardam a aparecer. Em alguns casos, os animais apresentam mudanças já nas primeiras doses. Outros, porém, resistem, pois carregam grande influência de seus tutores. “Geralmente, a resposta é muito rápida, porque eles não possuem os mesmos bloqueios que nós possuímos. São mais puros”, afirma Luciene.

De acordo com ela, é possível mesclar até sete essências, porém é aconselhável consultar um terapeuta floral, que determinará as combinações mais adequadas para cada caso. Esse profissional poderá ainda avaliar o que está sendo feito em casa e que atitudes a família já tomou para resolver o desequilíbrio apresentado.

“Existem no mercado formulações prontas para alguns dos incômodos mais comuns. Porém, deve-se tomar o cuidado de se observar a origem destes produtos. Muitos dizem que são florais de Bach e, na verdade, não são”, alerta a especialista, que aponta, a seguir, os desajustes mais corriqueiros que afetam o dia a dia de animais e tutores e os florais apropriados para cada situação.

Cachorro que late muito quando fica sozinho por medo, solidão, tristeza ou dominância (necessidade de se impor perante o outro)

Red Chestnut: para se desprender do tutor

Honeysuckle: para a saudade

Chicory: para a carência em excesso

Heather: diminuir a necessidade de chamar atenção

Ansiedade devido à mudança de casa

Walnut : para adaptação ao novo lar

Star of Bethlehem: para qualquer trauma desta mudança (principalmente, gatos)

Impatiens: para a irritabilidade, impaciência

Honeysuckle: para a saudade do antigo ambiente

Ciúmes em decorrência da chegada de outro animal ou de um bebê

Holly: para o ciúme

Walnut: para aceitar as mudanças

Vine: para a dominância

Cherry Plum – para os picos de agressividade

Rebeldia expressa pela contrariedade em seguir as regras da casa

Chestnut Bud: para aprender com os erros

Impatiens: para respeitar o tempo, ter mais paciência

Clematis: para sintonizar-se no presente

Beech: para inflexibilidade

Apatia, falta de vontade de correr e brincar

Olive: para exaustão física e mental

Wild Oat: para canalizar energia potencial

Elm: para animais sobrecarregados pelo trabalho (exposições, muitas ninhadas seguidas, moradia em gaiolas em petshops)

Hornbeam: para a preguiça

Luciene Valentim

Terapeuta floral desde 2009, trabalha com pets há oito anos. Criadora das linhas de Florais para Animais Petheterapy, Natutherapy e Perigot, também atua como terapeuta destas linhas, esclarecendo dúvidas de clientes e distribuidores. Segue se aprofundando nos estudos que relacionam o comportamento animal e a utilização dos florais.

Contatos

(11) 96373-3893

lv.valentim@hotmail.com

Para o topo