We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog

Os arquétipos das flores mostram o caminho

A Blossom Educação em Terapias Integrativas, braço do Grupo Healing dedicado à educação, promove mensalmente os Círculos Abertos, encontros online, mediados pela terapeuta floral Ruth Toledo Altshuler, que se voltam para a sabedoria das plantas

 

Por Raphaela de Campos Mello

 

“Flor é presente que abençoa em qualquer circunstância”. Essa frase ecoou dentro de mim nos dias que se seguiram à minha primeira visita ao site da terapeuta floral e educadora Ruth Toledo Altshuler, atuante desde 1989 e radicada nos Estados Unidos desde 2001. Não via a hora de conversar com ela e finalmente compreender o que se escondia nas entrelinhas dessa poética afirmação.

Numa tarde ensolarada de inverno travestido de verão, Ruth surgiu na tela do meu computador. Em poucos minutos, a resposta que eu tanto ansiava obter chegou embalada pela doçura e pela serenidade da minha interlocutora: “Quando a planta se expressa através da flor é como se as harmonias divinas estivessem se expressando através da matéria. As cores, a geometria, a beleza, mesmo nas mais simples e miúdas flores, é algo transcendente. Nesse sentido, é como se a vida na Terra estivesse sendo abençoada pelas harmonias maiores”, ela me explicou com olhos faiscantes.

Ruth reside na Califórnia, onde vive em contato direto com a terra, com as plantas e com as árvores. Sua fonte primordial. Laboratório vivo de onde sai plena, carregando muitas flores no peito. Os Florais de Bach e os Florais da Califórnia são a base do seu trabalho, mas ela também convida para sua alquimia os Florais do Alaska, os Florais Australianos, os Florais do Hawaii, entre outros.  De sua residência, onde fica seu consultório e escritório de criação, a terapeuta se vale das tecnologias de comunicação para fazer atendimentos e ministrar cursos e vivências online, como os Círculos Abertos, encontros mensais e gratuitos realizados em parceria com a Blossom Educação em Terapias Integrativas e também numa versão em inglês batizada de Open Circles.

“Esse tipo de trabalho, que toca a dimensão da alma, do sentimento e da vida interior, é realmente possível de ser feito em níveis profundos com a transmissão a distância e com a interatividade das novas tecnologias de vídeo em tempo real, que oferecem boas imagens e áudio de qualidade”, ela assegura.

Graças a esse precioso suporte operacional, o projeto, que parte do pressuposto de que as plantas exprimem um vocabulário de qualidades arquetípicas, pôde se concretizar. A cada mês uma espécie é explorada e experienciada a partir de suas características e qualidades, bem como de sua expressão simbólica. Uma imersão sensível que ilumina a jornada de cada participante, favorecendo o alinhamento interior e gerando um campo de cura coletivo.

Para espargir uma leve fragrância desse grandioso jardim, tomemos como exemplo o Girassol. Ele claramente expressa qualidades do Elemento Fogo e das forças arquetípicas solares. “Ao observá-lo, podemos perceber e sentir que essa planta, como floral, oferece qualidades solares vívidas e equilibradas”, comenta Ruth. Já a delicada Mariposa Lily, pequeno lírio silvestre, nasce num ambiente inóspito e rochoso, ficando sujeita à neve e ao vento gelado nas altas montanhas. “Esse floral ajuda nas mais diversas situações em que é preciso trazer, para o íntimo da pessoa, para a sua criança interior, o sentimento de conforto, acolhimento, aconchego, para transformar e curar a dor do abandono, da falta de colo, do calor do amor maternal”, explica a especialista.

Percepções profundas como essas são partilhadas em roda com pessoas de diferentes cidades e países. “Nos Círculos elas se encontram, estão juntas, participam e tem a beleza e a presença das forças maiores que regem a manifestação na forma de plantas e flores.  Há uma força que abençoa o processo, que está ali presente, que é mais do que as nossas mentes e a tecnologia nos unindo. É algo além”, observa.

       Qualquer interessado pode participar dessa experiência de co-criação, que abarca o ver e o sentir, como também o compartilhar. Basta se deixar tocar pela sabedoria do mundo natural. Certa vez, um participante colheu um poderoso insight. Ao final do encontro, contou à Ruth que a planta trabalhada naquele dia explicava a sua jornada e que por meio dela ele percebeu o quanto precisava daquele floral. Em outra ocasião, um profissional da área atinou para a importância de o terapeuta floral saber mais sobre as plantas e seus ecossistemas, ao passo que um assíduo participante, terapeuta corporal, se regozija com o exercício de sensibilidade que é sentir uma planta reverberar dentro de si e depois ouvir como os demais membros do grupo a perceberam.

“As pessoas gostam da experiência de estar em grupo e de poder sentir as contribuições das outras. Por fim, se dão conta de que não é o que um ou outro falou e sim o conjunto das impressões de muitos que nos enriquece mais do que tudo”, ressalta.

 

Jornada da alma

A beleza desse trabalho é a possibilidade de revelar a real dimensão da terapia floral: um caminho de autoconhecimento e transformação interior que flui junto com os estágios evolutivos do ser humano ou, como prefere a terapeuta, “de integração daquilo que não foi integrado, de acolhimento daquilo que não foi acolhido, de alívio daquilo que não foi chorado, de encontro com coisas que ficaram guardadas dentro de nós e que estão de certa forma bloqueando o nosso processo de florescimento, mas que tiveram um papel na nossa jornada e no nosso desenvolvimento”.

Por meio das qualidades integradoras dos arquétipos, o ser humano vai cavando espaço e oferecendo o adubo adequado para sua essência aflorar. “Com a jornada mais profunda da terapia floral, a pessoa tem a oportunidade de abranger sua história e seus potenciais de uma nova maneira, podendo expressar a sua inteireza”, esclarece Ruth. Para tanto, enfatiza, temos que estar atentos aos chamados que brotam do coração e dar o nosso melhor em cada etapa da jornada para segui-los. “Assim vamos aos poucos trilhando um caminho que se torna significativo para nós”, ela encoraja.

Atualmente, é um grande desafio afinar a escuta interior, já que somos facilmente arrebatados pela enxurrada de estímulos e cobranças externos. Com tanto ruído, fica difícil ouvir a nossa verdadeira natureza, a nossa voz intuitiva. Felizmente, junto com outras terapias e práticas de atenção, concentração e presença, que favorecem a interiorização, os florais estimulam a capacidade de refletir e de estar em sintonia com nossos recursos mais profundos e sutis. “Isso nos torna seres mais integrados e capazes de escutar a guiança, de nos conectar com o mundo vivo, com a terra, com a natureza e de estar verdadeiramente presentes uns com os outros nas relações”, avalia.

Quem se afina com a Criação se descobre fagulha de um todo maior, parte de muitos reinos plenos de beleza, sabedoria e força vital. É essa a mudança de paradigma que o planeta tanto necessita. Para Ruth, nós, enquanto humanidade, não seremos capazes de encontrar soluções para as questões prementes que nos assolam se ficarmos limitados pelo pensar racional.

Um bom começo para essa mutação é notar como o dentro e o fora são uma coisa só. À medida que vamos acolhendo nossa diversidade interna e integrando todas as dimensões do nosso Ser, vamos também nos abrindo para a sinergia com os demais planos e reinos que fazem parte da vida. “O trabalho com os florais, seja individual ou em grupo, contribuiu para que as pessoas despertem para essa inter-relação, para esse diálogo e possibilidade de co-criação com o reino das plantas”.

O Círculo está aberto. Vamos entrar?

Cadastre-se no site da Blossom Educação em Terapias Integrativas para ser informado sobre as próximas datas dos Círculos Abertos: www.blossomedu.com.br

Nascida em 2016, a Blossom Educação em Terapias Integrativas, braço de educação do Grupo Healing, é a primeira instituição online do Brasil exclusiva no ensino e pesquisa da terapia floral online. Com conteúdo pautado na base teórica deixada pelo Dr. Edward Bach, oferece uma programação e uma grade curricular constantemente atualizada, que desenvolve no estudante as competências necessárias para o desempenho da profissão.

A partir do êxito desta iniciativa, surgiram demandas de outras terapias integrativas que também buscam novas maneiras de levar este conhecimento àqueles que desejam se profissionalizar ou se aperfeiçoar na área.

Assim, a Blossom vem abraçando novas práticas, com a certeza de que, por meio deste trabalho, cria condições para que mais pessoas possam se cuidar utilizando instrumentos que promovem uma visão integral da saúde, ao mesmo tempo que convidam ao autoconhecimento e ao autocuidado.

 

Ruth Toledo Altshuler, Terapeuta Floral desde 1989, com quase 30 anos de prática de atendimento e atuação como educadora, Ruth é também fotógrafa, tradutora e intérprete.
Seus cursos são criados a partir de seu manancial de experiência inigualável e de sua grande intimidade com plantas das quais os florais são preparados.
Segue aprofundando os seus estudos, continuamente, com os pesquisadores e diretamente no laboratório / escola da Natureza.
Vive atualmente com seu marido no norte da Califórnia, de onde realiza consultas de Terapia Floral online e cursos interativos via web. Atua também como mentora de Terapeutas Florais, através de seus programas e cursos para indivíduos e grupos.

 

Mais informações:

terapiafloralevolutiva.com
essencementoring.com

 

Comentários (1)

Deixe seu Comentário

Compare
Wishlist 0
Open Wishlist Page Continue Shopping