Floral Gentian e a certeza de que tudo está certo, mesmo quando parece errado

O que podemos aprender com essa planta miúda, com uma flor em forma de trombeta e que escolhe nascer no alto das colinas?

O floral Gentian é indicado para os momentos em que a fé esmorece e o desânimo toma conta. Quantos sonhos e projetos são deixados de lado devido a esse comportamento. Daí a importância dessa essência tão revitalizadora capaz de trazer de volta a força determinante para continuar seguindo, apesar dos pesares.

Gentian, nas palavras do Dr. Bach:

“Você é uma daquelas pessoas que têm grandes ideais, grandes esperanças de fazer o bem, mas que desanimam quando seus projetos não são logo realizados? Quando o sucesso está em seu caminho você fica bastante alegre, mas quando surgem as dificuldades, cai facilmente em depressão? Se sim, a pequena Gentian, que cresce em nossas pastagens montanhosas, irá ajudá-lo a manter a firmeza de propósito, e uma perspectiva mais feliz e esperançosa, mesmo quando o céu estiver nublado. Ela lhe trará coragem para todas as horas, e a compreensão de que não há fracasso quando se está fazendo o melhor, qualquer que seja o resultado aparente.”

As palavras do Dr. Bach ao definir as qualidades do floral Gentian revelam a importância dessa essência, tanto para quem tem um padrão de comportamento marcado pelo desânimo frente aos desafios, tanto para aqueles que, em determinado momento, se sentem desencorajados para seguir em frente com seus projetos ao se deparar com a primeira dificuldade.

O Dr. Bach, o médico inglês que descobriu as essências florais, encontrou a flor Gentian (Gentiana amarella) nas colinas do norte, em Kent, na Inglaterra, e viu nela as qualidades necessárias para ajudar as pessoas a resgatar a perseverança.

Observando a pequena Gentian:

As flores das quais é preparado o floral Gentian

“É seu campo visual, a partir do cume da colina, que permite aos tipos Gentian ter uma perspectiva mais elevada frente às dificuldades da vida: com frequência desejam excessivamente que as coisas aconteçam conforme eles estabeleceram, em vez de considerar um ponto de vista mais amplo. Essa amplitude somente pode ser vista de terras altas. Ao sentar junto a esta planta nas colinas calcárias, é fácil perceber nosso lugar no mundo. E, embora a pequena Gentian muitas vezes fique queimada durante um verão seco ou acabe pisoteada por alguém na rota do Peregrino, ela tem a força de propósito para persistir e se sair muito bem”, explica Julian Barnard, no livro Remédios Florais De Bach – Forma e Função.

Barnard é um dos principais discípulos do Dr. Bach e também um dos mais importantes estudiosos e pesquisadores dos florais de Bach. Também nesse livro, ele explica que as flores de Gentian se abrem somente quando o sol brilha e faz calor. “Caso contrário, elas se mantêm fechadas tão logo o céu fica encoberto, o que mostra um comportamento parecido com as pessoas que desanimam rapidamente frente aos obstáculos – apesar de estarem muito certas dos seus propósitos e ambições. Isso pode representar um longo período de espera (e, portanto, um longo período de floração) durante um verão inglês…”

A força de Gentian pode também ser vista na sua folha. Barnard explica na sua obra:

“… as folhas são lanceoladas e verde-escuras, enquanto os caules têm um toque de vermelho; tanto a cor como a forma sugerem força de propósito e envolvimento com a vida. A folha de uma planta é seu principal órgão de respiração (é seu pulmão) e, como tal, é o lugar onde os elementos se juntam para gerar a força energética vital.”

Flor em forma de trombeta do floral Gentian.

Gentiana amarela é bianual e floresce em agosto e setembro, época em que a maioria das flores já se foi.

“Mas Gentian surge no sol de outono, esperançosa apesar do término do verão. Mas seu esforço em florescer tarde, depois de dois anos de crescimento, sugere encorajamento e uma perspectiva esperançosa. Da mesma forma, a pessoa no estado negativo pode se desanimar frente aos obstáculos. Mas no estado positivo, ela compreende que a perseverança e a fé valem a pena para que a alma possa florescer”,

explica o texto do floral Gentian na formação internacional Aprenda a Usar Florais de Bach Healingherbs, representada no Brasil pela Healing.

Tão importante quanto esse ensinamento, há um outro que Gentian nos traz:

“Quando se põe toda a fé e energia na vida, não há falhas, qualquer que seja o resultado, apesar das duras realidades e dificuldades do dia a dia”

completa o texto do material da formação internacional.

Por ser uma planta pequena, com flores de cor púrpura e por demorar a desabrochar, Gentian pode passar a ideia de fragilidade. Mas, não se engane. “Suas flores são sólidas e fortes. A cor púrpura, a última do arco-íris, está ligada a espiritualidade, realeza, morte e ressurreição. As flores têm a forma de uma longa trombeta. Abrem-se para o alto, em dias claros e quentes, em uma pequena estrela de cinco pétalas, com um círculo de estames curtos e eretos que bordejam o centro da trombeta.” Atento a todos esses detalhes de Gentiana amarela, o Dr. Bach cita a tristeza profunda quando se refere a Gentian. Uma flor que guarda imensa força em sua estrutura miúda.

Gentian na prática:

Se quiser saber como se comporta uma pessoa no estado positivo deste floral, assista ao vídeo Gentian, do Projeto Escolhas. Neste vídeo, a protagonista nos mostra sua escolha de enfrentar seus imensos desafios com esperança, fé na vida e perseverança.

Para o topo