Floral de Bach Pine: De onde vem tanta culpa?

Indicação do floral de Bach Pine, de acordo com o Dr. Bach:

 Para aqueles que se culpam. Mesmo quando têm sucesso, eles pensam que poderiam ter feito melhor e nunca estão contentes com seus esforços ou resultados. Eles trabalham duro e sofrem muito com a culpa que se autoempregam. Algumas vezes, quando há algum erro, eles reivindicarão a responsabilidade, mesmo se este for devido a uma outra pessoa.

Coletânea de Escritos de Edward Bach

Do que se trata?

O Floral de Bach Pine é recomendado para pessoas que têm uma autocrítica excessiva e tendem a se culpar por tudo, mesmo quando não são responsáveis pelos problemas. Essas pessoas podem sentir-se constantemente culpadas, envergonhadas ou carregarem um sentimento de inadequação. Elas se cobram demais e têm dificuldade em perdoar a si mesmas por erros passados.

Muitas vezes, essa condição emocional é resultado de uma educação pautada na censura.

O floral de Bach Pine é indicado para promover a aceitação, o autoperdão e a compaixão consigo mesmo. Ele ajuda a pessoa a reconhecer seus próprios méritos e a ter uma visão mais realista e equilibrada sobre si mesma. O objetivo é liberar a culpa desnecessária e permitir que a pessoa se sinta mais positiva, confiante e em paz.

Planta

Pine é uma conífera, um grupo de árvores que compartilha das seguintes características: tronco geralmente retilíneo, folhas em forma de agulha, seiva resinosa e sementes agrupadas em forma de cone de madeira.

Flores femininas e masculinas das quais é preparado o floral de Bach Pine

 

As flores femininas e masculinas encontram-se na mesma árvore. São necessários dois anos entre a polinização e o momento em que a semente está pronta para se soltar da pinha.

 

Curiosidade

A ligação entre Pine (pinho) e os produtos de limpeza é interessante: a culpa nos deixa com um sentimento de contaminação e sujeira.

Pine e os animais

Esse não é um floral com indicações para animais, uma vez que a culpa não é um sentimento próprio desses seres. Ao fazerem algo errado, eles podem manifestar seu desconforto, mas provavelmente por medo de serem repreendidos. Nesse caso, Mimulus seria a essência indicada.

O floral de Bach Pine nos convida a olhar para frente!

Não podemos permitir que pensamentos sobre os erros do passado nos deprimam; eles já passaram e já terminaram, e o conhecimento assim obtido irá nos ajudar a não repeti-los. Precisamos seguir em frente e para o alto, sem nos arrependermos e sem olhar para trás, pois o passado – mesmo que seja apenas uma hora – já ficou para trás e o glorioso futuro está à nossa frente, com sua luz radiante.

Coletânea de Escritos de Edward Bach

Grupos

O floral de Bach Pine faz parte do grupo dos 19 Complementares, ou seja, é um estado que corresponde a respostas emocionais a eventos traumáticos.

ESSÊNCIA EU SINTO EU BUSCO
Crab Apple Aversão a mim mesmo e às impurezas do ambiente
Melhorar minha autoestima e ver as coisas como são
Elm Que meu fardo é maior do que posso suportar
Força para cumprir minha missão
Larch Que não sou capaz e penso que vou fracassar
Confiança na minha capacidade de realizar
Oak Que luto sem parar e ignoro meus limites
Equilíbrio entre a obrigação e o prazer
Pine Culpa e arrependimento
Perdoar-me e aceitar meus erros
Star of Bethlehem Que não consigo superar meus traumas
Resgatar a paz e aliviar minha angústia
Sweet Chestnut Angústia profunda e abandono
Renascimento e transformação
Willow Amargura e ressentimento
Reagir de maneira positiva e responsável aos fatos

O floral de Bach Pine está disponível em nossa loja virtual. Clique aqui e acesse o site.

“Ninguém jamais deve perder a esperança de ficar bem.”
Dr. Edward Bach

Para o topo