É preciso cuidar de quem cuida

O Projeto Cura-te a Ti Mesmo capacita profissionais da saúde do SUS a desenvolverem o autocuidado com o auxílio dos Florais de Bach

Quem atua na área da saúde, em geral, manifesta a missão de cuidar de outros seres humanos. Ofício exigente e delicado, ainda mais quando a estrutura de trabalho na saúde pública brasileira está longe de ser a ideal, como bem sabemos.

É por isso que o cuidador, para ser efetivo, precisa, antes de tudo, estar bem. Dessa compreensão fundamental nasceu o Projeto Cura-te a Ti Mesmo – inspirado no título do livro escrito pelo Dr. Edward Bach.

Como ensinou o médico inglês,

“…precisamos zelar pela vida e olhar para a existência não apenas como uma tarefa a ser cumprida com o máximo de paciência possível. É necessário desenvolver verdadeira alegria pela aventura de nossa jornada por este mundo.”

Dentro dessa visão, o projeto Cura-te a Ti Mesmo oferece capacitação em terapia floral aos profissionais de saúde do SUS.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Healing, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Healing, o Centro Acadêmico Vitória, o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics), a fundação inglesa The Twelve Healers Trust e os municípios e/ou instituições ou programas ligados aos SUS.

“Sem cuidarmos destes profissionais, não há como cuidar da população. Eles estão muito esgotados e adoecidos. A partir dessa constatação, comecei a pensar em como ajudá-los”, conta Luciana Chammas, presidente da Healing.

Olhar para si mesmo e para o outro

 A proposta é convidar esses profissionais ao autoconhecimento, à transformação pessoal e ao cuidado com a vida – síntese do legado do Dr. Bach.

O curso, que já se tornou uma extensão oferecida pela UFPE, se divide em dois módulos: o primeiro está voltado para o autocuidado e o segundo tem como foco o cuidado do outro. Uma vez realinhados com a ajuda das essências florais, os profissionais poderão aplicar esse conhecimento no atendimento dos diversos serviços de saúde.

“Quando o profissional de saúde recebe cuidados e principalmente passa a compreender suas emoções e sentimentos, porque dispõe de recurso para trabalhar isso, ele muda o ambiente de trabalho, deixando-o menos estressante, mais humano e proativo”,

avalia Rogelia Herculano Pinto, uma das coordenadoras do Projeto, doutora em Enfermagem, coordenadora da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares na UFPE, além de acupunturista, mestre em Reiki e terapeuta floral.

Sua experiência na área da saúde só reitera a necessidade do cuidar integral. “Sabemos que o corpo não adoece sozinho, adoecem as emoções, adoece a vida. É uma solicitação por esse tipo de cuidado”, frisa Rogelia.

Nova compreensão do cuidar

O Projeto Cura-te a Ti Mesmo deu início às suas atividades em setembro, em Recife, onde foram treinados os primeiros facilitadores – pessoas que podem levar esse conhecimento adiante.

Em outubro, foi realizado, na cidade de Pombos, situada a 58 Km da capital pernambucana, o curso piloto. O programa é composto de 40 horas presenciais, mais 20 horas na plataforma de cursos da Healing, e outras 10 horas em encontros mensais para estudo e discussão de casos. Ao todo são 70 horas.

Os profissionais que passam por essa formação têm a oportunidade de se reformular internamente e, com isso, ressignificar seu ofício. “Eles se tornam mais conscientes de sua vida e de sua profissão. Também ficam mais resilientes e humanos, o que se repercute no ambiente de trabalho”, analisa Rogelia.

Além disso, abre-se a perspectiva do ser integral, em que a compreensão do adoecer vai além do corpo físico e as emoções passam a ser devidamente integradas à atividade profissional. “Ele reassume o lugar de cuidador”, observa Sueli Senna, também coordenadora do projeto, doutora em Enfermagem, além de auriculoterapeuta, reikiana e terapeuta floral.

Enxergar o Ser por completo

Sebastião Manoel de Sousa, concluinte do último período do curso de Educação Física na Universidade Federal de Pernambuco, participou do curso piloto e conta que a experiência o ajudou a superar situações pessoais que até então ele não compreendia, como também enxergar o outro de forma mais completa, para além de sua estrutura biológica.

O dia a dia com os alunos está diferente, garante o educador físico. “Vejo que é possível ajudá-los física e emocionalmente. Já colhi alguns resultados positivos”, comemora.

O objetivo agora, revela, é aumentar essa oferta de cuidado a todos que estão ao seu redor, seja no espaço pessoal ou profissional.

Encontro com a Essência

A terapeuta ocupacional Emanuela Cavalcante Lopes atualmente trabalha na Coordenação de Saúde Mental do município de Pombos. Por atuar nessa área e perceber o quanto a população está dependente das medicações de controle especial – prescritas, muitas vezes, de forma indiscriminada -, ela sempre foi uma entusiasta das Práticas Integrativas e Complementares.

O convite para participar do curso piloto oferecido pelo Projeto Cura-te a Ti Mesmo lhe soou, num primeiro momento, como um caminho para ampliar o processo de cuidado das pessoas que atende em seu cotidiano profissional. No entanto, a experiência foi muito além disso.

“A formação conseguiu plantar em nós a semente do autoconhecimento de forma muito significativa. Particularmente, pude descobrir minha verdadeira essência, que, por tanto tempo, esteve escondida atrás do que desenharam para mim”, revela.

A maior clareza em relação a si mesma e os florais como companheiros nessa jornada estão gerando frutos promissores. “Passei a me permitir sofrer menos e vislumbrar novas perspectivas tanto em minha vida pessoal quanto profissional. No momento, estou investindo na abertura de um espaço terapêutico no município em que resido”, conta.

Assim como ela, que muitos outros profissionais possam cuidar de si mesmos, de seus projetos e de todos aqueles que precisam de auxílio para resgatar a verdadeira saúde.

Assista aqui ao I Encontro de Facilitadores do projeto Cura-te a Ti Mesmo.

tags
Para o topo